Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Mini Aulas ministradas aos alunos da Disciplina Fundamentos da Educação Física Escolar

Baseamos nossa mini aula na Abordagem Critico Superadora, abaixo segue o plano de aula na integra. Escolhemos brincadeiras de rua e a adaptamos elas ao contexto escolar. Vale a pena frisar que no inicio e final da aula conversamos com nossos colegas-alunos sobre as adaptações e a abordagem citada acima e abrimos uma discussão ao final para análise e avaliação da proposta realizada.

Plano de Ensino


Alunos da Disciplina Fundamentos da Educação Física escolar.


Recursos Didáticos

Bolas de borracha de cores variadas, bambolês,

Objetivo

Apresentar brincadeiras de ruas adaptadas as aulas no espaço escolar e permitir a intervenção dos alunos na construção da aula durante sua realização, respeitando a individualidade de cada um.

Metodologia

Bolinha de gude adaptado: O campo de jogo é a quadra laranja e no circulo central são colocadas uma bola de borracha para cada jogador. O jogadores, com uma bola nas mãos, devem se posicionar do lado de fora da quadra laranja e estes deveram se revezar jogando suas bolas no interior do circulo com o objetivo de retirarem as bolas do centro até que não existam mais bolas para serem atingidas.


Acima alunos praticando o jogo Bolinha de Gude.




Vida: Jogo de bola indigena semelhante à "queimada". OS alunos são divididos em dois partidos, em seus campos. Um jogador lança a bola e tenta acertar em alguém do outro partido. Se conseguir acertar e a bola cair no solo, o jogador "queimado" sai do jogo.



Acima alunos jogando Vida.


Jogo da velha adaptado: Serão distribuídos no chão nove bambolês sendo formado colunas e linhas contendo três bambolês cada. Ao lado do tabuleiro será posicionado um arco de cada lado com 5 bolas verdes ou vermelhas. Os alunos são divididos em dois times e deveram alternar as jogadas, colocara uma bola da cor de seu time ou retirar uma bola do time adversário com o objetivo de ocupar três casas seguidas em qualquer um dos sentidos.

Acima alunos jogando o Jogo da Velha Adaptado.




Mamãe da rua: Dividam-se em dois grupos . Cada grupo fica numa calçada e a mãe da rua no meio da rua. Os participantes têm que atravessar de uma calçada para a outra pulando em um pé só e ao mesmo tempo fugir da mãe da rua. Aqueles que forem pegos podem correr com os dois pés e começam a ajudar a capturar os outros. O primeiro a ser pego será a próxima mãe da rua. Ai ocorrerá uma mudança o próximo a ser a mamãe da rua deverá pedir aos colegas que passem correndo e quem tem menos de 20 anos andando e estes não podem ser pegos. E vão criando situações diferentes a cada partida do jogo.


Acima alunos jogando Mamãe da Rua.



Conteúdos

Brincadeiras de rua.

Avaliação

A avaliação será feita durante a aula pela observação do professor em relação à interação do aluno com o jogo proposto e no final da mesma quando haverá espaço para reflexões a respeito da aula.


Abordagem Critico-Superadora

Professor Márcio Noberto e alguns de seus alunos.


Esta abordagem procura entender com profundidade o ensinar valorizando a cultura corporal brasileira buscando desenvolver a cultura corporal do aluno como parte de sua realidade social através do jogo, da ginástica, do esporte, da capoeira, da dança como sendo um conhecimento da cultura corporal de movimento promovendo o se movimentar com uma reflexão de porque fazer (OLIVEIRA, 1997).

O professor deve sempre partir do conhecimento prévio do aluno e aprimorá-lo no sentido de dotá-lo de maior complexidade, avaliando o processo de ensino aprendizagem através de diálogos durante a aula que busquem entender o “porque” e “para que” fazer sempre visando a cultura corporal do aluno (OLIVEIRA, 1997).

Bibliografia

OLIVEIRA, A.A.B.; Metodologias emergentes no ensino da Educação Física, Revista de Educação Física. v.8; n.1;p.21-27, 1997.



Acima Leandra, Vanessa, Daniel e Professor Márcio.

Acadêmicos:

Daniel Sales

Leandra Sousa

Vanessa Monteiro.

Resenha do Filme Confissões

Confessions é um filme japonês bem estruturado tendo muitos detalhes convergentes e muitas reviravoltas, no qual traz como tema do filme a violência juvenil, suas tristes raízes e terríveis conseqüências. Pudemos observar diante disso que a violência é um tema tratado também em nossa sociedade, tanto nas escolas como nas ruas, o que às vezes é oriundo de uma má estrutura familiar, vários problemas psicológicos, drogas, álcool, todos esses fatores contribuem para que ocorra a violência. Sendo um tema que é abordado nas escolas, onde nós professores temos grandes responsabilidades de preparar o aluno para o mundo.
O filme retrata a história de uma professora que está saindo da escola. Em seu último dia, confessa aos alunos de sua classe que sua filha de 4 anos, Manami, não morreu acidentalmente, como concluiu a investigação policial. Ela foi assassinada por alunos de sua classe, aos quais passa a chamar de "aluno A" e "aluno B". Apesar de não citar seus nomes, a descrição das características e feitos de cada um revela suas identidades. O motivo que os levou a isso, bem como o envolvimento de parentes e amigos, são narrados sob a forma de confissões de 6 pessoas, tais como peças de um puzzle.
Esse filme é uma ótima demonstração de como a violência nas escolas acontecem, no filme há uma violência de alunos contra a filha da professora trazendo cenas emocionantes e nus demonstrando a realidade. Fiquei surpreendida com a ação da professora com relação aos alunos, pois castigou-lhes de uma maneira fria, ficou muito revoltada por ter perdido a filha e programou a vingança dos dois alunos, no qual um deles não tinha contanto nenhum com a mãe, o que prejudica a estrutura e a base familiar desse menino, pois o que ele mais queria era que a sua mãe o reconhecesse como um filho talentoso pelas suas descobertas.
Com essas violências acontecendo no mundo inteiro, devemos ficar preparados para sermos bons educadores, e que possamos influenciar nossos alunos de forma positiva para que tenham consciência dos conflitos vividos no mundo.
É Uma ótima opção de filme que pode ser levado nas escolas, para ser abordado na sala de aula sobre violência, a trazer uma discussão e rever a realidade da mesma.
Gostei muito do filme, e o recomendo, é um filme surpreendente e muito bem estruturado.




Acadêmica Amanda Aparecida Delfino.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Filme Confissões

O filme retrata a história da professora Moriguchi que em seu último dia em uma escola revela aos seus alunos que sua filha de 4 anos teria sido assassinada por alunos daquela classe. Sem revelar nomes, conta toda a história a sua classe; como fora o assassinato de sua filha,como a criança teria sido vitma desta história e também como descobriu os assassinos. A professora sem deixar se levar por emoções diz que havia colocado o vírus do HIV na caixinha de leite de tais alunos assassinos. Toda a classe já sabia quem eram esses dois. Daí pra frente, a professora planeja cada passo para se vingar dos seus dois alunos, tenta fazer com que sintam a mesma dor que sentiu quando perdeu sua amada filha Manami. Um desses dois alunoscumplice do mentor do crime) acaba ficando louco acreditanto estar mesmo contaminado com o vírus HIV e acaba por até mesmo matando sua propria mãe que já não aguentava tanto sofrimento. O mentor do crime, sempre teve em sua índole, matar animais para fazer experimentos, na expectativa de que sua mãe que o abandonara quando criança vesse as manchetes nos jornais e fosse ao seu encontro, queria sempre ser o centro, por isso criou uma "arma" a que supostamente teria matado Manami. No desenrolar do filme, muitas pessoas se envolvem e todas elas fazem confissões e apresentam seu ponto de vista sobre os fatos ocorridos ao longo do filme. Ao final deste, o assassino, tendo matado sua companheira e amiga e já cometido atos terríveis, resolve cometer em uma premiação, onde estaríam todos os alunos da escola, a maior matança que já poderia ter conseguido. Resolve colocar uma bomba que acionada por seu celular explodiria aquele local matando todos que ali estariam, inclusive a si mesmo. Mas, a professora descobre e retira a bomba que ao ser acionada não estava mais ali. O "assassino" então recebe um telefonema da professora que em meio a muitos argumentos diz que enviara de presente a mãe dele a bomba que explodiu ao toque de seu celular. Fazendo assim, vingança! fez com que o garoto sentisse tudo ou pior o que ela havia passado....

RESUMINDO, ASSISTAM O FILME!

É espetacular como é feito o filme, as cenas ali mostradas, a produçaõ audio visual é perfeita e o filme te prende a muitas reflexões e opiniões diferentes....nos deixa muito intrigados e sem saber o que realmente faríamos em uma situação como estas...
è muito interessante, não percam a chance de ver.


Stefânia Ferreira Anísio

Filme Kids

O filme "KIDS" expressa as posições que muitos adolescentes tomam quando se deparam em uma fase onde sexo, drogas e violência estão presentes. O filme traz a realidade de jovens sem acompanhamento de pais, ou podemos até mesmo supor, de professores. Mostra com cenas explicitas o que os jovens pensam ou fazem quando se deparam com as drogas e a sexualidade, como reagem e como acham que tudo é só curtição.
Um filme muito forte e retrata o que as vezes não acreditamos que "existe", pelo menos, não até o ponto que, quando se é jovem, se pode chegar.

terça-feira, 21 de junho de 2011

RESENHA FILME CONFISSÕES

O tema deste filme é a violência juvenil, suas tristes raízes e terríveis consequências. A personagem principal é a professora Moriguchi, que está saindo da escola. Em seu último dia, confessa aos alunos de sua classe que sua filha de 4 anos, Manami, não morreu acidentalmente, como concluiu a investigação policial. Ela foi assassinada por alunos de sua classe, que estavam querendo inventar algo benefico a sociedade a qualquer custo, para serem reconhecidos na midia e chamar a atenção de sua mãe que pouco se importava com ele. Apesar de não citar seus nomes, a descrição das características feitas pela professora revela a identidade dos alunos culpados pela morte de sua filha, e em sala de aula ela conta como tudo aconteceu. Os alunos criaram uma bolsinha ante roubo,que libera uma forte descarga eletrica quando a abria. Logo a filha da professora foi a vitima do teste para saber se funcionava mesmo, mas eles a jogaram na piscina com intuito que todos pensassem que foi acidente, mas na verdade, ela morre afogada, pois tinha desmaiado com choque. Isso causa tremendo revolto na professora que revela aos mesmos que teria colocado sangue infectado de HIV no leite que eles teria acabado de beber, para eles pensarem melhor no conceito da VIDA. Um dos alunos (o mais novo) Fica louco, em saber que matou alguém, e que estava contaminado com o virus do HIV, e o mesmo passa a não mais frequentar a escola, e ter um comportamento louco. O outro ainda não tinha alcançado seu objetivo, e continua tramar mortes para ser reconhecido na midia, inventado bombas e etc. Mas a professora decide se vingar, e de certa forma fez com as tramas de morte do aluno, caisse sobre ele mesmo, fazendo com que a bomba explodisse na mão de sua mãe, a pessoa que ele mais almejava a atenção e queria por perto!
O filme é espetacular, faz nos rever certos conceitos, em questão da discriminação contra os aidéticos perante a sociedade. Talvez o filme também traga a explicação para certos comportamentos violentos de crianças e jovens, que podem ser por falta da atenção dos pais ou responsáveis, que são os maiores construtores ou responsáveis pela conduta dos filhos. Outro ponto a se destacar no filme é a sede de vigança e frieza que a professora cria pelos alunos por causa da sua dor, e passa a objetivar que eles sintam o mesmo, já que não existe leis que os façam pagar pelo crime que cometeram.
No final ela consegue se vingar fazendo com que a vida destes meninos não seja nunca mais a mesma, fazendo que eles sintam na pele a dor que ela esta sentindo.
"Aqui deixo a questão", Será que a vingança adianta alguma coisa?
Na minha opinião, nada do que ela fez trará sua filha de volta, então pra que tanto odio, rancor e frieza?
Essas coisas são importantes de se pensar, espero que façam comentarios no blog pra gente tentar discutir melhor e ver a opinião de cada um!

Recomendo o filme, pois o mesmo nos faz se colocar se envolver na trama e refleitr sobre estes aspectos!

Academica : RAFAELA SILVA ARAUJO

quinta-feira, 16 de junho de 2011

DANCEM MACACOS DANCEM


Pessoal, nosso grupo achou muito interessante esse vídeo e achamos valido colocar aqui para todos comentarem sobre este tipo de 'produção'.

GRUPO: CLAUDIA, FERNANDA, GABRIEL, JONATAS, MILENA E PAULA.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Filme KIDS

Sinopse: Nova York serve de cenário para mostrar o conturbado mundo dos adolescentes, que indiscriminadamente consomem drogas e quase nunca praticam sexo seguro. Um garoto, que deseja só transar com virgens, e uma jovem, que só teve um parceiro mas é HIV soropositivo, servem de base para tramas paralelas, que mostram como um adolescente pode prejudicar seriamente sua vida se não estiver bem orientado.




Por mais que o filme foi um pouco "forçado",diria que mostra a realidade nua e crua naquele caso,com cenas picantes de sexo,muita droga, violencia,preconceitos,e muita falta de informação por parte dos personagens sobre esses assuntos.Captei desse filme que a escola deve sempre passar informações sobre esse tipo de assunto,mais sempre com muito cuidado pois as crianças tem uma mente muitoampla e podem trocar os sentidos do certo e errado.Enfim um filme interessante,e bem marcante...



Fernanda Ferreira Rodrigues

CONFISSÕES

O filme começa com a professora Yuko Moriguchi falando com seus alunos. Ela diz que aquele é o último dia dela como professora deles e começa a discursar, sem prender muito a atenção deles. Mas quando ela pronuncia a palavra AIDS todos ficam em silêncio e começam a prestar atenção em suas palavras.
Já que todos estão prestando atenção ela começa a falar sobre sua filha, que segundo a polícia havia morrido acidentalmente, mas para a surpresa de todos ela diz que quem matou sua filha foram 2 alunos daquela classe. Começa aí o terror psicológico para cima dos alunos. Ela resolve chamar os dois alunos de ‘aluno A’ e ‘aluno B’ e conta como descobriu que os dois são os assassinos de sua filha!
Mesmo que ela quisesse falar para a polícia sobre os dois alunos nada aconteceria, pois existe um tipo de “Estatuto da Criança e do Adolescente” que protege esses jovens, portanto ela resolve fazer justiça com as próprias mãos e se propõe a fazer da vida deles um inferno! E ali mesmo ela consegue deixar todos em pânico, tanto os assassinos como todos os alunos da sala.
À partir daí o filme se desenvolve narrado pelo ponto de vista de algumas pessoas que se envolvem na história desses dois alunos, com narrativa em primeira pessoa.


Um Filme interessantissimo de se assistir,pois fala sobre violência juvenil,mostra o bulling no ponto mais extremo. Admirei ver frieza com que as crianças e a professora passaram durante todo filme.Era como se nada tivesse acontecido,sendo as crinças super criticas e a professora super vingativa.Espero que mais pessoas possam ver esse filme pois é nota 1000.


Fernanda Ferreira Rodrigues.

Abordagem Crítico emancipatória

Plano de Aula


1º Atividade a ser desenvolvida: Brincadeira de pular corda

Faixa etária: A partir de 10 anos.

Recurso didático: Uma corda.

O princípio geral é basicamente o mesmo, ou seja, seqüências de movimentos realizados em torno de uma corda em movimento (principalmente saltos e giros).
Primeiramente duas pessoas batem a corda, onde apenas um aluno começa a fazer a execução do mesmo, e todos devem pular primeiro sozinhos, depois serão divididos em duplas para pular , e assim sucessivamente até formarem apenas um grupo para pular a corda todos juntos. Uma brincadeira que começa pulando individual e depois em grupo.
No procedimento da brincadeira deverá ser pulado sucessivamente, um aluno atrás do outro, a cada batida da corda no chão, deverá passar um aluno, onde não possa haver intervalos, é um em seguida do outro, o mesmo acontece em dupla, trio, e os grupos.

O objetivo dessa brincadeira é saber trabalhar tanto individual quanto em grupo, enfocando em estratégias feitas pelo grupo na hora de pular, organização em equipe, habilidades individuais e grupais, saber conduzir um grupo para a realização de uma tarefa satisfatória, e o coleguismo e união também são relevantes para um bom desempenho da tarefa.



2º Atividade a ser desenvolvida: Ação e emoção

Faixa etária: A partir de 10 anos

Recurso didático: Fichas de papel cartão ( 15 x 20 cm ) com frases que expressem uma ação e emoção.

Todos os participantes receberão uma ficha que será pendurada no seu pescoço de forma que a frase fique nas costas, todos poderão ler a de todos menos a própria ficha.
Ao começar o jogo todos começam a ler a fichas dos colegas e representar a ação das fichas um para o outro através de mímica e gestos, não sendo permitido qualquer tipo de som ou comunicação verbal, pode-se haver um rodízio grande onde todos tentarão representar a maior quantidade de fichas tentando ajudar o colega a descobrir o que está escrito na sua.
Ao termino da atividade todos sentarão em circulo e dirão o que acham que está escrito na sua ficha, somente após isso é que poderão ler a sua ficha. Todos que acertarem ou ficarem mais próximos do significado da sua ficha serão os vencedores. Abaixo segue uma relação de frases:

- Meu brinquedo preferido quebrou! - Meu namorado está me traindo
- Achei um pacote de dinheiro - Quebraram meu lápis !
- Tirei zero na prova - Como é bom estar perto dos filhos !
- Trocando fralda de bebê - Que turma divertida !
- Estou ouvindo musicas suaves - Adoro sair na balada !
- Estou viajando de navio - Gosto de comida japonesa
- Estou vendo fotos da pessoa amada - Carnaval

Objetivo: Desenvolver a imaginação e a capacidade de expressão através de mímicas e gestos, socialização, atenção e principalmente a cultura de movimentos. Possibilitando o uso da linguagem gestual.



Acadêmicas: Amanda Delfino, Rafaela Araújo e Stefania.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Abordagem Critico-emancipatoria

Brincadeira : AÇÃO E EMOÇÃO


consistia em cada participante da atividade, deveria colocar uma plaquinha virada para as costas e todos poderiam ver as plaquinhas dos amigos menos a sua. Cada plaquinha tinha uma frase escrita, tipo: eu gosto de comida japonesa!
Então, todos deveriam ajudar os colegas a descobrirem o que estava escrito na sua plaquinha e atraves de informações dos mesmos, descobrir o que estava escrito na sua!
Ou seja, todos dependiam de todos, e não haviam vencendores ou perdedores, afinal o objetivo do grupo era o outro entender o que estava na sua plaquinha. Destancando que era uma atividade NÃO VERBAL, não poderia haver qualquer tipo de dialogo.

GRUPO : Rafaela, Stefanya e Amanda

terça-feira, 7 de junho de 2011

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Abordagem Crítico Emancipatória

Curiosidades


Os termos mais conhecidos desta abordagem se aproximam da critico superadora, tais como justiça social, transformação social, cultura de movimentos e outros.


Para Kunz, o ensino nesta concepção deve ser de libertação de falsas ilusões, de falsos interesses e desejos, criados e construídos nos alunos pela visão de mundo apresentam a partir do conhecimento. O ensino escolar, dessa forma, necessita basear-se numa concepção critica.

Kunz, defende o ensino critico porque é apartir dele que os alunos passam a compreender a estrutura autoritária dos processos institucionalizados da sociedade e que formam falsas convicções, interesses e desejos. Assim, a tarefa da educação critica é promover condições para que estas estruturas autoritárias sejam suspensas e o ensino possa caminhar em direção a uma emancipação, possibilitada pelo uso da linguagem.


Os alunos devem descobrir pela própria experiência manipulativa as formas e os meios para uma participação em atividades de movimentos e jogos. Devem também manifestar pela linguagem ou representações cênicas o que experimentaram e o que aprenderam numa forma de exposição, e por último, os alunos devem aprender a perguntar e a questionar sobre suas aprendizagens e descobertas, com a finalidade de entender o significado cultural da aprendizagem.









Grupo: Stefânia Ferreira, Rafaela Araújo e Amanda Delfino




aula sobre Concepções abertas (01/06)




Concepções abertas nas aulas de Educação Física

As concepções de ensino são abertas, quando os alunos participam das decisões em relação aos objetivos, conteúdos e âmbitos de transmissão ou dentro deste complexo de decisão. O grau de abertura depende do grau de possibilidade de co-decisão. As possibilidades de decisão dos alunos são determinadas cada vez mais pela decisão prévia do professor.

É dada ao aluno a tarefa de buscar as diversas possibilidades de movimento. Assim, nesta concepção de ensino, o ato educacional não se dá pelo despejo de soluções buscadas pelo professor.

Para Hildebrandt & Laging(1986), todas as formas de ensino por descoberta e solução de problemas parecem adequadas para subjetivar o processo de ensino.

O ensino aberto não se trata de um “deixar livre”, possuindo planejamentos e objetivos, sendo as problematizações uma possibilidade para formar o leme com o qual o educador direcionará a aula.

A aula orientada nos problemas, tem origem numa situação problemática. Por exemplo, criar um jogo com uma situação apresentada pelos alunos na aula ou com um problema resultante da própria aula.O importante é que as soluções não são fixadas anteriormente.Os alunos devem criar,experimentar e avaliar conjuntamente e com a ajuda do professor as várias possibilidades de solução.

Na proposta das concepções abertas o professor deve reduzir sua directividade, passando apenas a coordenar, animar, estimular, aconselhar as ações dos alunos, e nunca buscar o rompimento de interesse já apresentados por eles. Através da co-decisão, da cooperação entre professor e alunos, assim como entre os alunos acredita-se que serão formados indivíduos autônomos,criativos e mais cooperativos.



Concepções Abertas no Ensino de Educação Física

Grupo: Cláudia Cristina da Cruz 200910530

Jonatas Cassiano Ribeiro 200910532

Milena Aparecida Faria dos Santos 200910536

Materiais utilizados

Bolas ( exceto bolas de futebol e de vôlei para não reforçar a fixação nesses dois jogos).

Tema

O que podemos jogar com diversos tipos de bola.

Objetivo

Os alunos devem coletar experiências no manuseio de diferentes tipos de bolas e colocar em prática suas necessidades e desejos.

Descrição da atividade

De inicio a turma vai manusear livremente os diferentes tipos de bola e depois deveram relatar quais jogos e brincadeiras podem ser feitos com os tipos de bola disponível, em grupo vão escolher um dos jogos/brincadeiras citados para praticarem. No final a turma vai relatar a experiência e propor um tema para a próxima aula.

(atividade adaptada do livro "Concepções abertas no ensino de Educação Física,3° aula p.115.