Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Resenha do Filme Confissões

Confessions é um filme japonês bem estruturado tendo muitos detalhes convergentes e muitas reviravoltas, no qual traz como tema do filme a violência juvenil, suas tristes raízes e terríveis conseqüências. Pudemos observar diante disso que a violência é um tema tratado também em nossa sociedade, tanto nas escolas como nas ruas, o que às vezes é oriundo de uma má estrutura familiar, vários problemas psicológicos, drogas, álcool, todos esses fatores contribuem para que ocorra a violência. Sendo um tema que é abordado nas escolas, onde nós professores temos grandes responsabilidades de preparar o aluno para o mundo.
O filme retrata a história de uma professora que está saindo da escola. Em seu último dia, confessa aos alunos de sua classe que sua filha de 4 anos, Manami, não morreu acidentalmente, como concluiu a investigação policial. Ela foi assassinada por alunos de sua classe, aos quais passa a chamar de "aluno A" e "aluno B". Apesar de não citar seus nomes, a descrição das características e feitos de cada um revela suas identidades. O motivo que os levou a isso, bem como o envolvimento de parentes e amigos, são narrados sob a forma de confissões de 6 pessoas, tais como peças de um puzzle.
Esse filme é uma ótima demonstração de como a violência nas escolas acontecem, no filme há uma violência de alunos contra a filha da professora trazendo cenas emocionantes e nus demonstrando a realidade. Fiquei surpreendida com a ação da professora com relação aos alunos, pois castigou-lhes de uma maneira fria, ficou muito revoltada por ter perdido a filha e programou a vingança dos dois alunos, no qual um deles não tinha contanto nenhum com a mãe, o que prejudica a estrutura e a base familiar desse menino, pois o que ele mais queria era que a sua mãe o reconhecesse como um filho talentoso pelas suas descobertas.
Com essas violências acontecendo no mundo inteiro, devemos ficar preparados para sermos bons educadores, e que possamos influenciar nossos alunos de forma positiva para que tenham consciência dos conflitos vividos no mundo.
É Uma ótima opção de filme que pode ser levado nas escolas, para ser abordado na sala de aula sobre violência, a trazer uma discussão e rever a realidade da mesma.
Gostei muito do filme, e o recomendo, é um filme surpreendente e muito bem estruturado.




Acadêmica Amanda Aparecida Delfino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário