Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Mini Aulas ministradas aos alunos da Disciplina Fundamentos da Educação Física Escolar

Baseamos nossa mini aula na Abordagem Critico Superadora, abaixo segue o plano de aula na integra. Escolhemos brincadeiras de rua e a adaptamos elas ao contexto escolar. Vale a pena frisar que no inicio e final da aula conversamos com nossos colegas-alunos sobre as adaptações e a abordagem citada acima e abrimos uma discussão ao final para análise e avaliação da proposta realizada.

Plano de Ensino


Alunos da Disciplina Fundamentos da Educação Física escolar.


Recursos Didáticos

Bolas de borracha de cores variadas, bambolês,

Objetivo

Apresentar brincadeiras de ruas adaptadas as aulas no espaço escolar e permitir a intervenção dos alunos na construção da aula durante sua realização, respeitando a individualidade de cada um.

Metodologia

Bolinha de gude adaptado: O campo de jogo é a quadra laranja e no circulo central são colocadas uma bola de borracha para cada jogador. O jogadores, com uma bola nas mãos, devem se posicionar do lado de fora da quadra laranja e estes deveram se revezar jogando suas bolas no interior do circulo com o objetivo de retirarem as bolas do centro até que não existam mais bolas para serem atingidas.


Acima alunos praticando o jogo Bolinha de Gude.




Vida: Jogo de bola indigena semelhante à "queimada". OS alunos são divididos em dois partidos, em seus campos. Um jogador lança a bola e tenta acertar em alguém do outro partido. Se conseguir acertar e a bola cair no solo, o jogador "queimado" sai do jogo.



Acima alunos jogando Vida.


Jogo da velha adaptado: Serão distribuídos no chão nove bambolês sendo formado colunas e linhas contendo três bambolês cada. Ao lado do tabuleiro será posicionado um arco de cada lado com 5 bolas verdes ou vermelhas. Os alunos são divididos em dois times e deveram alternar as jogadas, colocara uma bola da cor de seu time ou retirar uma bola do time adversário com o objetivo de ocupar três casas seguidas em qualquer um dos sentidos.

Acima alunos jogando o Jogo da Velha Adaptado.




Mamãe da rua: Dividam-se em dois grupos . Cada grupo fica numa calçada e a mãe da rua no meio da rua. Os participantes têm que atravessar de uma calçada para a outra pulando em um pé só e ao mesmo tempo fugir da mãe da rua. Aqueles que forem pegos podem correr com os dois pés e começam a ajudar a capturar os outros. O primeiro a ser pego será a próxima mãe da rua. Ai ocorrerá uma mudança o próximo a ser a mamãe da rua deverá pedir aos colegas que passem correndo e quem tem menos de 20 anos andando e estes não podem ser pegos. E vão criando situações diferentes a cada partida do jogo.


Acima alunos jogando Mamãe da Rua.



Conteúdos

Brincadeiras de rua.

Avaliação

A avaliação será feita durante a aula pela observação do professor em relação à interação do aluno com o jogo proposto e no final da mesma quando haverá espaço para reflexões a respeito da aula.


Abordagem Critico-Superadora

Professor Márcio Noberto e alguns de seus alunos.


Esta abordagem procura entender com profundidade o ensinar valorizando a cultura corporal brasileira buscando desenvolver a cultura corporal do aluno como parte de sua realidade social através do jogo, da ginástica, do esporte, da capoeira, da dança como sendo um conhecimento da cultura corporal de movimento promovendo o se movimentar com uma reflexão de porque fazer (OLIVEIRA, 1997).

O professor deve sempre partir do conhecimento prévio do aluno e aprimorá-lo no sentido de dotá-lo de maior complexidade, avaliando o processo de ensino aprendizagem através de diálogos durante a aula que busquem entender o “porque” e “para que” fazer sempre visando a cultura corporal do aluno (OLIVEIRA, 1997).

Bibliografia

OLIVEIRA, A.A.B.; Metodologias emergentes no ensino da Educação Física, Revista de Educação Física. v.8; n.1;p.21-27, 1997.



Acima Leandra, Vanessa, Daniel e Professor Márcio.

Acadêmicos:

Daniel Sales

Leandra Sousa

Vanessa Monteiro.

Um comentário:

  1. Todas as aulas ministradas neste dia foi muito interessante, pois houve interacao e participacao de todos os alunos. Falando em especial da aula ministrada por nós, na qual a abordagem escolhida trouxe para a aula brincadeiras de rua, e que na conversa com os alunos foi interessantissimo a descoberta de que muitos alunos apesar de serem brincadeiras bem conhecidas, nao conheciam-as outro foco bem legal para ser ressaltado é que em uma mesma regiao uma mesma brincadeira é conhecida com diferentes nomes.
    Por fim, abordagem escolhida bem legal, na qual é possivel colocar na aula uma dinamica de interacao necessaria para a boa participacao e aprendizagem dos educandos....

    ResponderExcluir