Páginas

terça-feira, 7 de junho de 2011

aula sobre Concepções abertas (01/06)




Concepções abertas nas aulas de Educação Física

As concepções de ensino são abertas, quando os alunos participam das decisões em relação aos objetivos, conteúdos e âmbitos de transmissão ou dentro deste complexo de decisão. O grau de abertura depende do grau de possibilidade de co-decisão. As possibilidades de decisão dos alunos são determinadas cada vez mais pela decisão prévia do professor.

É dada ao aluno a tarefa de buscar as diversas possibilidades de movimento. Assim, nesta concepção de ensino, o ato educacional não se dá pelo despejo de soluções buscadas pelo professor.

Para Hildebrandt & Laging(1986), todas as formas de ensino por descoberta e solução de problemas parecem adequadas para subjetivar o processo de ensino.

O ensino aberto não se trata de um “deixar livre”, possuindo planejamentos e objetivos, sendo as problematizações uma possibilidade para formar o leme com o qual o educador direcionará a aula.

A aula orientada nos problemas, tem origem numa situação problemática. Por exemplo, criar um jogo com uma situação apresentada pelos alunos na aula ou com um problema resultante da própria aula.O importante é que as soluções não são fixadas anteriormente.Os alunos devem criar,experimentar e avaliar conjuntamente e com a ajuda do professor as várias possibilidades de solução.

Na proposta das concepções abertas o professor deve reduzir sua directividade, passando apenas a coordenar, animar, estimular, aconselhar as ações dos alunos, e nunca buscar o rompimento de interesse já apresentados por eles. Através da co-decisão, da cooperação entre professor e alunos, assim como entre os alunos acredita-se que serão formados indivíduos autônomos,criativos e mais cooperativos.



Concepções Abertas no Ensino de Educação Física

Grupo: Cláudia Cristina da Cruz 200910530

Jonatas Cassiano Ribeiro 200910532

Milena Aparecida Faria dos Santos 200910536

Materiais utilizados

Bolas ( exceto bolas de futebol e de vôlei para não reforçar a fixação nesses dois jogos).

Tema

O que podemos jogar com diversos tipos de bola.

Objetivo

Os alunos devem coletar experiências no manuseio de diferentes tipos de bolas e colocar em prática suas necessidades e desejos.

Descrição da atividade

De inicio a turma vai manusear livremente os diferentes tipos de bola e depois deveram relatar quais jogos e brincadeiras podem ser feitos com os tipos de bola disponível, em grupo vão escolher um dos jogos/brincadeiras citados para praticarem. No final a turma vai relatar a experiência e propor um tema para a próxima aula.

(atividade adaptada do livro "Concepções abertas no ensino de Educação Física,3° aula p.115.
























Um comentário:

  1. Acredito que desde que se tenha um limite de autoridade entre professor/aluno a aula fluirá muito bem.....

    ResponderExcluir